Ser dono do próprio consultório é o sonho de muitos profissionais da área de saúde, porém para ter sucesso é preciso ter conhecimentos sobre gestão financeira inteligente para consultório.
Tais conhecimentos, no entanto, não são ensinados na faculdade, por isso nós da Efiz Consultoria apresentamos aqui um conceito de gestão financeira inteligente capaz de aumentar o retorno do seu consultório.
E claro, surgindo qualquer dúvida durante ou após a leitura não hesite em nos contactar. Você pode fazer isso clicando aqui.
O que é Gestão Financeira Inteligente?
Antes de mais nada precisamos entender o significado do termo “Gestão Financeira” em si.
Gestão Financeira é o ato essencial de gerir as finanças de um empreendimento, administrando as entradas e saídas de recursos a fim de garantir que não haverá falta a deste.
Assim podemos definir uma Gestão Financeira Inteligente como o ato de utilizar estratégias para gerir melhor os ingressos e saídas de recursos, sem perder de vista as projeções futuras.
Nesse processo de gerenciamento ferramentas e softwares podem ser empregados em busca de mais agilidade e assertividade das informações geradas.
O que é Gestão Financeira Inteligente para Consultórios?
Chegou a hora de anotar algumas dicas para empregar uma gestão financeira eficiente aí na sua clínica ou consultório, vamos lá?
Para começar você tem que departamentalizar sua empresa.
Mesmo que você trabalhe sozinho(a) isso é importante para entender os custos e os retornos obtidos com cada uma das áreas além de mapear todo o caminho e interligações entre esses departamentos.
Também ajuda a entender os departamentos que estão travando o processo e por isso precisam ser melhorados.
Supondo que você tenha um consultório pequeno podemos desenhar a seguinte estrutura para ele:
Departamento Comercial/Faturamento
Aqui englobamos todas as ações de marketing realizadas bem como todos os contratos firmados e clientes prospectados.
O departamento também será responsável por emitir as notas fiscais, fazer cotações e compras de insumos necessários à prestação dos serviços e se relacionar com os clientes e fornecedores.
As ações deste departamento irão influenciar diretamente nos dois departamentos a seguir, seja trazendo clientes para departamento operacional e contas a receber ou dívidas para o contas a pagar.
Sendo assim, ele impacta fortemente na gestão financeira do seu consultório e não deve ser negligenciado.
Departamento Operacional
O operacional será responsável por executar os atendimentos agendados pelo departamento comercial e de faturamento.
Este departamento impacta na gestão financeira por meio da qualidade do serviço realizado.
Em outras palavras, isso é um fator determinante para a recorrência ou não do cliente e para o marketing boca a boca (por indicação) do seu consultório.
Assim, quanto melhor for o trabalho executado pelo departamento operacional mais receitas recorrentes serão geradas para o contas a receber.
Quanto melhor for a utilização dos equipamentos e dos insumos pelo Operacional, menos desembolsos serão realizados pelo departamento de contas a pagar para novas aquisições.
Percebe como tudo está interligado?
Gestão Financeira Inteligente é gerir todos departamentos de forma eficiente e mapear o impacto deles nas finanças do seu consultório.
Departamento Financeiro
Aqui trata-se do financeiro em si, porém com olhos nos impactos diretos dos demais departamentos.
Você já ouviu a expressão “o financeiro é o coração da empresa”? Pois bem, ele realmente o é.
No corpo humano, o coração é impactado pelas ações de outros órgãos, sendo necessário que eles estejam bem para o seu bom funcionamento.
Da mesma forma, o financeiro sofre reflexo direto dos outros departamentos e depende deles para funcionar adequadamente.
Gestão Financeira Inteligente para Consultórios na Prática
Já entendemos como seria a estrutura básica de um pequeno consultório e como elas estão interligadas.
Mas como isso funciona dentro de uma estrutura de gestão financeira inteligente para consultórios?
É mais simples do que você imagina. Nada de idealizar um monstro ou tentar reinventar a roda.
Tudo o que você precisa fazer é olhar todos os departamentos da sua empresa como um sistema interligado e enxergar como cada departamento impacta no financeiro.
Se o departamento comercial realizou uma compra, entenda o caminho desde a compra até o momento do pagamento, se realizou uma venda mapeie o caminho até o recebimento.
Leve em consideração prazos de pagamento e qualidade dos insumos comprados e dos serviços prestados pelo seu consultório.
Isso ajudará você a conhecer e controlar o fluxo de caixa.
Vale salientar mais uma vez a importância da utilização de plataformas e sistemas digitais nesse processo, principalmente se existe a prestação de serviços por profissionais terceiros, havendo assim o pagamento de comissões.
Um sistema bem configurado faz esse controle de ponta a ponta, exemplo:
- do orçamento da compra até o pagamento e a utilização do insumo na prestação do serviços;
- do orçamento de venda até o efetivo recebimento, mantendo ainda um prontuário atualizado de todos os clientes.
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